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CATECISMO ANGLICANO .
CATECISMO ANGLICANO .

 

CATECISMO ANGLICANO

 

 

P = Pergunta R = Resposta

 

NATUREZA HUMANA

 

P: O que somos por natureza?

 

R: Somos uma parte da criação de Deus, feitos na imagem de Deus. (Gênesis 1.26)

 

P: O que significa ser criado à imagem de Deus?

 

R: Significa que somos livres para fazer escolhas; para amar, criar, raciocinar e viver em harmonia com a criação de Deus.

 

P: Por que razão vivemos separados de Deus e em desarmonia com a criação?

 

R: Desde o principio, os seres humanos têm abusado da sua liberdade e feito escolhas erradas. (Gênesis 6.5)

 

P: Qual a razão de não usarmos a nossa liberdade como devemos?

 

R: Nos rebelamos contra Deus e nos colocamos no mesmo lugar de Deus. (Daniel 9.5-6)

 

P: Que auxílio há para nós?

 

R: O nosso auxílio está em Deus. (Salmo 121.2)

 

P: De que maneira Deus nos ajudou inicialmente?

 

R: A princípio, Deus nos auxiliou revelando-se a si mesmo e a sua vontade, através da natureza e da história, por meio de muitos videntes e santos e, especialmente, pelos profetas de Israel. (Salmo 19.1; Hebreus 1.1)

 

DEUS PAI

 

P: O que aprendemos na revelação a Israel acerca de Deus como criador?

 

R: Aprendemos que existe um só Deus, Pai Onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. (Gênesis 1.1; Colossenses 1.15-17)

 

P: O que significa isto?

 

R: Significa que o universo é bom, sendo a obra de um só Deus de amor, que o cria, sustenta e dirige (Gênesis 1.31)

 

P: O que isso significa em relação ao nosso lugar no Universo?

 

R: Significa que o mundo pertence ao seu criador e que nós somos chamados para desfrutá-lo e conservá-lo segundo os propósitos de Deus. (Gênesis 1.27-28; Salmo 24.1)

 

P: O que isso significa com respeito à vida humana?

 

R: Significa que todos os homens merecem respeito e honra, pois todos são criados à imagem de Deus e todos podem responder ao amor de Deus. (S. Mateus 5.44-45, 25.40; Romanos 12.9, 13.7)

 

P: Como nos foi transmitida esta revelação?

 

R: Esta revelação nos foi transmitida através de uma comunidade criada por uma aliança com Deus. (Êxodo 19.3-9; Romanos 3.1-2)

 

A ANTIGA ALIANÇA

 

P: O que quer dizer Aliança com Deus?

 

R: A Aliança é uma relação iniciada por Deus, a qual um grupo de pessoas responde por fé.

 

P: O que é a Antiga Aliança?

 

R: A Antiga Aliança é aquela estabelecida por Deus com o povo hebreu. (Êxodo 24.8)

 

P: O que foi prometido por Deus?

 

R: Deus lhe prometeu que seria o seu povo a fim de trazer a si mesmo todas as nações do mundo. (Isaias 2.2-5)

 

P: Qual a resposta que Deus requereu do seu povo escolhido?

 

R: Deus requereu que o seu povo escolhido fosse fiel, que amasse a Justiça, praticasse a misericórdia e andasse humildemente com o seu Deus. (Miquéias 6.8)

 

P: Onde encontramos a Antiga Aliança?

 

R: A Aliança com o povo hebreu é encontrada nos livros que chamamos de ANTIGO TESTAMENTO.

 

P: Onde, no ANTIGO TESTAMENTO, é mostrada a vontade de Deus para nós com maior clareza?

 

R: A vontade de Deus para nós é mostrada com a maior clareza nos Dez Mandamentos.

 

OS DEZ MANDAMENTOS

 

P: O que são os Dez Mandamentos?

 

R: Os Dez Mandamentos são as leis dadas a Moisés e ao povo de Israel.

 

P: O que aprendemos destes Mandamentos?

 

R: Aprendemos duas coisas: o nosso dever para com Deus e o nosso dever para com o próximo.

 

P: Qual é o nosso dever para com Deus?

 

R: O nosso dever é crer e confiar nele.

 

I – Amar e obedecer a Deus e levar os outros a conhecê-lo;

 

II – Jamais colocar alguma coisa no lugar de Deus;

 

III – Manifestar respeito a Deus por pensamentos, palavras e ações;

 

IV – Reservar tempo especifico para a adoração, a oração e o estudo dos caminhos de Deus.(Hebreus 11.6; Salmo 9.10; Jeremias 17.7; Romanos 1.16)

 

P: Qual o nosso dever para com o próximo?

 

R: O nosso dever para com o próximo é amá-lo como a nós mesmos, fazendo aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.

 

V – Amar, honrar e obedecer aos nossos pais e à nossa família; honrar as autoridades e atendê-las nas suas exigências justas;

 

VI – Manter respeito pela vida que Deus nos deu; trabalhar e orar pela paz; não conservar no coração maldade, preconceito ou ódio; ser compassivo para com todas as criaturas de Deus;

 

VII – Fazer uso dos desejos da carne segundo a intenção de Deus;

 

VIII – Ser honesto e justo nos negócios; promover e justiça, a liberdade e o que é necessário para a vida de todos, bem como usar os nossos talentos e bens conscientes de que vamos prestar contas a Deus.

 

IX – Falar a verdade e não enganar os outros por nosso silêncio.

 

X – Resistir a tentação à cobiça, à ganância e à inveja; nos regozijar com os dons e graças dos outros; cumprir o nosso dever por amor a Deus que nos chama à comunhão com ele próprio. (Marcos 12.31; Lucas 6.21)

 

P: Qual é o propósito dos Dez Mandamentos?

 

R: Os Dez Mandamentos foram dados para definir a nossa relação com Deus e com o nosso próximo. (Êxodo 20.1-17)

 

P: Desde que não os obedecemos perfeitamente, possuem alguma utilidade?

 

R: Quando não os obedecemos perfeitamente, percebemos com mais clareza o nosso pecado e a necessidade da redenção (Romanos 3.19-20)

 

O PECADO E A REDENÇÃO

 

P: O que é pecado?

 

R:Pecado é a busca da nossa própria vontade no lugar da vontade de Deus, com os outros e com toda a criação. (Gênesis 35)

 

P: De que maneira o pecado tem poder sobre nós?

 

R: O pecado tem poder sobre nós porque perdemos a nossa liberdade pela deformação de nossa relação com Deus. (São João 8.34)

 

P: O que é redenção?

 

R: A redenção é o ato de Deus que nos liberta do poder do mal, do pecado e da morte. (Romanos 3.23-24)

 

P: De que forma Deus nos preparou para a redenção?

 

R: Deus enviou os profetas para nos chamar para voltarmos a ele, nos mostrar a necessidade da redenção e anunciar a vinda do Messias. (Hebreus 1.1-2)

 

P: O que quer dizer o Messias?

 

R: Messias é aquele enviado por Deus para nos livrar do poder do pecado, a fim de vivermos pelo auxílio divino em harmonia com Deus, conosco mesmo, com o nosso próximo e com toda a criação.

 

P: Quem cremos ser o Messias?

 

R: O Messias, ou Cristo, é Jesus de Nazaré, o Filho único de Deus.

 

DEUS, O FILHO

 

P: O que significa dizer que Jesus é o único Filho de Deus?

 

R: Significa que Jesus é a única imagem perfeita do Pai, que nos manifesta a natureza de Deus. (S. João 1.18; Hebreus 1.3)

 

P: Qual é a natureza de Deus manifestada por Jesus?

 

R: Deus é amor, é vida, é justiça.

 

P: O que significa dizer que Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e encarnou da Virgem Maria?

 

R: Significa que pela intervenção de Deus, seu Filho divino recebeu a nossa natureza humana da Virgem Maria, sua mãe. (S. Lucas 1.30-35)

 

P: Por que tomou a nossa natureza humana?

 

R: O filho divino se tornou humano para que nele os homens fossem adotados como filhos de Deus e se tornassem herdeiros do Reino de Deus. (Gálatas 4.4-7; Romanos 8.15; Hebreus 2.14-18)

 

P: Qual é a grande importância do sofrimento e da morte de Jesus?

 

R: Por sua obediência, até o sofrimento e a morte, Jesus fez a oferta que nós não podíamos fazer; nele somos libertados do poder do pecado e reconciliados com Deus. (Filipenses 2.7-11; II Coríntios 5.19)

 

P: Qual é o significado da ressurreição de Jesus?

 

R: Por sua ressurreição Jesus venceu a morte e nos abriu o caminho da vida eterna. (I Corintios 15.20-28, 54-56; Romanos 6.5-11)

 

P: O que significa dizer que ele desceu aos mortos?

 

R: Significa que ele foi aos que partiram e lhes ofereceu também os benefícios da redenção. (Efésios 4.9-10; I S. Pedro 3.18-21)

 

P: O que significa dizer que Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai?

 

R: Significa que Jesus levou a nossa natureza humana ao céu, onde Ele reina com o Pai e intercede por nós. (Hebreus 7.25; Atos 7.55-56; Romanos 8.34)

 

P: Como podemos ter parte na sua vitória sobre o pecado, o sofrimento e a morte?

 

R: Temos parte na sua vitória quando somos batizados na Nova Aliança e nos tornamos membros vivos de Cristo. (Romanos 6.4-14; I Coríntios 12.13)

 

A NOVA ALIANÇA

 

P: O que é a Nova Aliança?

 

R: A nova Aliança é novo vinculo com Deus dado por Jesus Cristo, o Messias, aos apostólicos e, mediante os mesmos, a todos os que crêem. (Hebreus 9.11-12)

 

P: O que foi prometido pelo Messias na Nova Aliança?

 

R: Cristo prometeu levar-nos ao Reino de Deus e proporcionar-nos a plenitude da vida. (S. João 10.9-10 e 27-28)

 

P: Que resposta Cristo requereu?

 

R: Cristo nos ordenou crer nele e guardar os seus mandamentos. (S. João 6.40 e 15.10)

 

P: Quais são os mandamentos ensinados por Cristo?

 

R: Cristo nos ensinou o Sumário da Lei e nos deu o Novo Mandamento.

 

P: Qual é o Sumário da Lei?

 

R: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (S. Mateus 22.37-40)

 

P: Qual é o Novo Mandamento?

 

R: O Novo Mandamento é que nos amemos uns aos outros como Cristo nos amou. (S. João 13.34)

 

P: Onde achamos o que os cristãos crêem acerca de Cristo?

 

R: O que os cristãos crêem acerca de Cristo é achado nas Sagradas Escrituras e resumidos nos credos. (S. João 5.39)

 

OS CREDOS

 

P: Que são os Credos?

 

R: Os Credos são declarações daquilo que cremos basicamente sobre Deus.

 

P: Quantos Credos são usados pela igreja na sua Liturgia?

 

R: A Igreja usa dois Credos; o Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno.

 

P: Qual é o Credo dos Apóstolos?

 

R: O Credo dos Apóstolos é o credo primitivo de Batismo; é usado nos ofícios diários da Igreja para recordar a Aliança Batismal. (Examinar no Livro de Oração Comum, pág. 33)

 

P: Qual é o Credo Niceno?

 

R: O Credo Niceno é o Credo da Igreja universal e é usado na Eucaristia. (Examinar no Livro de Oração Comum, pág 72)

 

P: Qual é ainda o Credo de Santo Atanásio ou Credo Atanasiano?

 

R: O Credo de Santo Atanásio é um documento antigo que proclamava a natureza da Encarnação e de Deus como a Trindade.

 

P: O que é a Trindade?

 

R: A Trindade é um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. (S. Mateus 28.19)

 

O ESPÍRITO SANTO

 

P: Quem é o Espírito Santo?

 

R: O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, Deus operando continuamente no mundo e na Igreja. (S. João 16.7-8)

 

P: De que forma o Espírito Santo é revelado na Antiga Aliança?

 

R: O Espírito Santo é revelando na Antiga Aliança como doador da vida, aquele que falou pelos profetas. (Gênesis 1.2; Ezequiel 37.10; Isaias 61.1)

 

P: De que forma o Espírito Santo é revelado na Nova Aliança?

 

R: O Espírito Santo é revelado como o Senhor que nos guia a toda a verdade e nos possibilita crescer na semelhança de Cristo. (S. João 16.13; II Corintios 3.17; Efésios 2.18, 4.3-6)

 

P: Como reconhecemos a presença do Espírito Santo em nossas vidas?

 

R: Reconhecemos a presença do Espírito Santo quando confessamos Jesus Cristo como Senhor e somos conduzidos ao amor e à harmonia com Deus, conosco mesmo, com o nosso próximo e com toda a criação. (I Coríntios 12.3-11; Gálatas 5.16-26; Romanos 8.26)

 

P: Como reconhecemos as verdades ensinadas pelo Espírito Santo?

 

R: Reconhecemos as verdades ensinadas pelo Espírito Santo quando estão de acordo com as Escrituras. (S. João 14.26; S. Lucas 24.17-35; principalmente versos 27 e 32)

 

AS SAGRADAS ESCRITURAS

 

P: O que são as Sagradas Escrituras?

 

R: As Sagradas Escrituras, também conhecidas como Bíblia, são os livros do Antigo e do Novo Testamento. Outros livros chamados a Apócrifa (livros Apócrifos ou Deuterocanônicos) são incluídos às vezes na Bíblia. (II Pedro 1.21; Hebreus 1.2-3; S. Lucas 24.44-45; S. João 2.22, 20.9)

 

P: O que é o Antigo Testamento?

 

R: O Antigo Testamento é composto de livros escritos pelo povo da Antiga Aliança, sob a inspiração do Espírito Santo, para mostrar Deus agindo na natureza e na história.

 

P: O que é o Novo Testamento?

 

R: O Novo Testamento é composto de livros escritos pelo povo na Nova Aliança, sob a inspiração do Espírito Santo, para anunciar a vida e os ensinamentos de Jesus e para proclamar as Boas Novas do Reino a todos os homens.

 

P: O que é Apócrifa?

 

R: Apócrifa é uma coleção de livros adicionais escritos pelo povo da Antiga Aliança, os quais são usados pela Igreja Cristã (também chamados de Livros Deuterocanônicos).

 

P: Por que chamamos as Escrituras Sagradas a palavra de Deus?

 

R: Nós as chamamos palavra de Deus porque Deus inspirou os seus autores humanos e porque Deus nos fala ainda hoje pela Bíblia. P: Como compreendemos a mensagem da Bíblia?

 

R: Compreendemos a mensagem da Bíblia pelo auxílio do Espírito Santo, que guia a igreja na interpretação verdadeira das Escrituras.

 

A IGREJA

 

P: O que é a Igreja?

 

R: A Igreja é a comunidade da Nova Aliança.

 

P: Como é descrita a Igreja pela Bíblia?

 

R: A Igreja é descrita como o corpo do qual Jesus é o cabeça e de que todas as pessoas batizadas são membros. É chamada o povo de Deus, o Novo Israel, uma nação santa, um sacerdócio real e o sustentáculo e fundamento da verdade. (I Coríntios 12.12-27; Efésios 5.25-27; Gálatas 6.16; I Pedro 2.9; Gálatas 4.26; I Timóteo 3.15; Deuteronômio 7.6, 14.2)

 

P: Como é descrita a Igreja pelos Credos?

 

R: A Igreja é descrita como una, santa, católica e apostólica.

 

P: Por que dizemos que a Igreja é una?

 

R: A Igreja é una porque é um corpo sob uma só cabeça, nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 4.15 e 5.23)

 

P: Por que dizemos que a Igreja é santa?

 

R: A Igreja é santa porque o Espírito Santo habita nela, santifica os seus membros e nos leva a fazer as obras de Deus. (I Coríntios 1.2 e 3.16)

 

P: Por que dizemos que a igreja é católica?

 

R: A Igreja é católica porque proclama a plenitude da fé a todos os homens até o fim dos tempos. (Judas 5.3)

 

P: Por que chamamos a Igreja apostólica?

 

R: A Igreja é apostólica porque continua no ensino e na comunhão dos apóstolos e é enviada a fim de cumprir a missão de Cristo a todas as pessoas. (Atos 2.42; S. João 20.21-23; Efésios 2.20)

 

P: Qual é a missão da Igreja?

 

R: A missão da Igreja é restaurar todas as pessoas para a união com Deus e uns com os outros em Cristo. (II Coríntios 5.18-19)

 

P: De que forma a Igreja cumpre a sua missão?

 

R: A Igreja cumpre a sua missão pela oração e pelo culto, pela proclamação do Evangelho e pela promoção da justiça, da paz e do amor.

 

P: Quais são os agentes da Igreja no cumprimento de sua missão?

 

R: A Igreja cumpre a sua missão pelo ministério de todos os seus membros.

 

O MINISTÉRIO

 

P: Quem são os ministros da Igreja?

 

R. Os ministros da Igreja são leigos, bispos, presbíteros e diáconos. (S. João 20.21; Apocalipse 1.6; I Pedro 2.50-9; Atos 6.2-6, 14-23; II Timóteo 1.6; Tito 1.5)

 

P: Qual é o ministério do laicato?

 

R. O ministério dos leigos é representar Cristo e sua Igreja; dar testemunho de Cristo em todas as circunstâncias e, segundo os dons recebidos, fazer a obra de reconciliação de Cristo no mundo e tomar lugar na vida, adoração e governo da Igreja. (I Pedro 3.15, 4.10-11)

 

P: Qual é o ministério do Bispo?

 

R. O ministério do Bispo é representar Cristo e sua Igreja, especialmente como apóstolo, sumo sacerdote e pastor de uma diocese; conservar a fé, unidade e disciplina da Igreja toda; proclamar a palavra de Deus; agir em nome de Cristo para reconciliar o mundo e edificar a Igreja; e ordenar outros para continuar o ministério de Cristo.

 

P: Qual é o ministério do sacerdote ou presbítero?

 

R: O ministério do presbítero é representar Cristo e o seu povo, especialmente como pastor do povo; compartilhar com o bispo a supervisão da Igreja; proclamar o Evangelho; administrar os sacramentos e abençoar e declarar absolvição em nome de Deus.

 

P: Qual é o ministério do diácono?

 

R. O ministério do diácono é representar Cristo e a sua Igreja, especialmente como servo dos necessitados, e auxiliar os bispos e presbíteros na proclamação do Evangelho e na administração dos sacramentos.

 

ORAÇÃO E ADORAÇÃO (CULTO)

 

P: O que é oração?

 

R. Oração é responder a Deus por pensamentos e ações, com ou sem palavras. (Salmo 40.1; Lamentações 3.45; Salmo 123.1; S. João 16.23-24; Romanos 8.26-27)

 

P: O que é oração cristã?

 

R. A oração cristã é responder a Deus, o Pai, mediante Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo.

 

P: Qual é a oração que Cristo nos ensinou?

 

R. Nosso Senhor nos deu o exemplo de oração conhecido como a Oração Dominical.

 

P: Quais são os principais tipos de oração?

 

R. Os principais tipos de oração são: adoração, louvor, ação de graças, penitência, oblação, intercessão e petição.

 

P: O que é adoração?

 

R. Adoração é elevar o coração e mente a Deus, sem nada pedir, senão o gozo da presença divina. (Salmos 25.1; 42.1-2; 63.1-4)

 

P: Por que louvamos a Deus?

 

R. Louvamos a Deus não para obter alguma coisa, mas porque o Ser divino evoca o nosso louvor.

 

P: Por que oferecemos ação de graças?

 

R. Oferecemos ação de graças a Deus por todas as bênçãos desta vida, por nossa redenção e por tudo que nos aproxima de Deus. (Salmos 92.1-5; 147.6-7; II Coríntios 4.15; Colossenses 3.17; S. Mateus 26.26-29)

 

P: O que é penitencia?

 

R. Pela penitencia confessamos os nossos pecados e fazemos restituição na medida do possível, na intenção de uma vida melhor. (Salmo 51;32.5)

 

P: O que é oração de oblação (oferta)?

 

R. Oblação é o oferecimento de nós mesmos, as nossas vidas e trabalhos, em união com Cristo, para os propósitos de Deus. (Romanos 12.1)

 

P: O que é intercessão e petição?

 

R. A intercessão coloca perante Deus as necessidades dos outros; a petição as nossas próprias, a fim de que seja feita a vontade de Deus. (I Timóteo 2.1-6; Filipenses 4.6; Romanos 8.34; Hebreus 7.25)

 

P: O que é adoração incorporada (culto comunitário)?

 

R. Pela adoração incorporada nós nos juntamos a outros para confessar a santidade de Deus, ouvir a sua palavra, oferecer oração e celebrar os sacramentos. (S. Mateus 18.19-20)

 

P: Por que guardamos o Domingo como dia principal de culto?

 

R. Porque foi no primeiro dia da semana que Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos (S. Marcos 16.2; S. Lucas 24.1,13,30-32)

 

OS SACRAMENTOS

 

P: O que são sacramentos?

 

R: Sacramentos são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual, dados por Cristo como meios seguros pelos quais havemos de receber essa graça.

 

P: O que é graça?

 

R: A graça é o favor de Deus para conosco, não ganha nem merecida; por ela Deus perdoa os nossos pecados, ilumina as nossas mentes, aviva os nossos corações e fortalece a nossa vontade. (Romanos 5.15-18)

 

P: Quais são os dois grandes sacramentos do Evangelho?

 

R: Os dois grandes sacramentos dados por Cristo à sua Igreja são o Santo Batismo e a Santa Eucaristia.

 

 

 

O SANTO BATISMO

 

P: O que é o Santo Batismo?

 

R: O Santo Batismo é o sacramento pelo qual Deus nos adota como seus filhos e nos faz membros do Corpo de Cristo, a Igreja. (S. João 3.5; Romanos 4.3-5; Tito 3.5-6; Atos 22.16)

 

P: Qual é o sinal externo e visível do Batismo?

 

R: O sinal externo e visível do Batismo é a água em que a pessoa é batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

P: Qual é a graça interna e espiritual do Batismo?

 

R: A graça interna e espiritual do Batismo é a união com Cristo na sua morte e ressurreição, o nascimento na Igreja, a família de Deus, o perdão dos pecados e a nova vida no Espírito Santo.

 

P: O que se requer de nós no Batismo?

 

R: Requer-se de nós que renunciemos a satanás, o arrependimento de pecados e a aceitação de Jesus como Senhor e Salvador (Atos 2.38) P: Por que, então, são batizadas as crianças?

 

R: As crianças são batizadas para que possam fazer parte da Aliança, tornar-se membros de Cristo e obter a redenção. (S. Marcos 10.13-16; Atos 2.39)

 

P: De que maneira são feitas e cumpridas as promessas que dizem respeito às crianças?

 

R: As promessas são feitas no lugar das mesmas pelos pais e padrinhos, os quais dão garantia de que as crianças crescerão dentro da Igreja, a fim de conhecer Cristo e poder seguí-lo. (Josué 24.15b; Atos 16.31-33; Colossenses 2.11-12)

 

A SANTA EUCARISTIA

 

P: O que é a Santa Eucaristia?

 

R: A Santa Eucaristia é o sacramento Instituído por Cristo como memória perpétua de sua vida, morte e ressurreição até a sua segunda vinda. (I Corintios 11.23-26)

 

P: Por que dizemos que a Eucaristia é um sacrifício?

 

R: A Eucaristia, o sacrifício de louvor e ação de graças da Igreja, é o meio pelo qual o sacrifício de Cristo se torna presente e o próprio Cristo nos une à oferta de si mesmo. (Compare I Corintios 10.16 com 10.20-21)

 

P: Que outros nomes usamos para este oficio?

 

R: A Santa Eucaristia é também conhecida como a Ceia do Senhor e a Santa Comunhão, bem como a Liturgia Divina, a Missa e a Grande Oferta ou oferenda (Anáfora)

 

P: Qual é o sinal externo e visível da Eucaristia?

 

R: O sinal externo e visível da Eucaristia é o pão e o vinho, dados e recebidos conforme a ordem de Cristo.

 

P: Qual é a graça interna e espiritual dada na Eucaristia?

 

R: A graça interna e espiritual da Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo, dados a seu povo e recebidos pela fé. (I Corintios 10.16; 11.29)

 

P: Quais são os benefícios que recebemos da Ceia do Senhor?

 

R: Os benefícios que recebemos são o perdão dos nossos pecados, o fortalecimento da nossa união com Cristo e uns com os outros, e o antegozo do banquete celestial que é o alimento da vida eterna. ( S. João 6.54)

 

P: O que se requer de nós ao nos aproximarmos da Eucaristia?

 

R: Requer-se que examinemos as nossas vidas, nos arrependamos dos nossos pecados e estejamos em amor e caridade com todas as pessoas. (I Corintios 11.28-29)

 

OUTROS RITOS SACRAMENTAIS

 

P: Que outros ritos sacramentais evoluíram na Igreja sob a direção do Espírito Santo?

 

R: Outros ritos sacramentais que evoluíram na Igreja incluem a confirmação, a ordenação, o santo matrimônio, a reconciliação de um penitente e a unção.

 

P: Como diferem estes dos dois sacramentos do Evangelho?

 

R: Embora sejam meios de graça, não são necessários da mesma maneira como o são o Batismo e a Eucaristia.

 

P: O que é a Confirmação?

 

R: A Confirmação é o rito pelo qual declaramos o compromisso de adulto com Cristo e recebemos poder do Espírito Santo pela oração e pela imposição das mãos de um bispo. (completa-se assim a iniciação cristã iniciada no Batismo). (Atos 1.8; 8.14-17; 19.5-6; Hebreus 6.1-2)

 

P: O que se requer dos confirmandos?

 

R: Requer-se dos confirmandos que sejam batizados, instruídos suficientemente na fé cristã, arrependidos dos seus pecados e preparados para firmar a confissão de Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

 

P: O que é a Ordenação?

 

R: A Ordenação é o rito pelo qual Deus confere autoridade e graça do Espírito Santo aos que são feitos bispos, presbíteros e diáconos pela oração e pela imposição de mãos de bispo. (Atos 6.2-6, 14-23; I Timóteo 4.14; II Timóteo 1.6; Tito 1.5)

 

P: O que é Santo Matrimônio?

 

R: O Santo Matrimônio é o casamento cristão, pelo qual um homem e uma mulher iniciam uma união permanente, fazem seus votos perante Deus e a Igreja e recebem a graça e a benção de Deus para ajudá-los a cumprir seus votos. ( S. Mateus 19.4-6: Efésios 5.31-32; S. Marcos 10.7-9; Gênesis 1.28 e 2.23-24)

 

P: O que é Reconciliação de um Penitente (absolvição)?

 

R: A Reconciliação de um Penitente ou a Penitência é o rito pelo qual os que estão arrependidos dos seus pecados podem confessá-los a Deus na presença de um presbítero e receber a garantia do perdão e a graça da absolvição. (S. João 20.21-23)

 

P: O que é a Unção de Enfermos?

 

R: A Unção é o rito de ungir os enfermos com óleo ou impor as mãos, pelo qual a graça de Deus é dada para a cura do espírito, mente e corpo. (S. Tiago 5.13-15; S. Lucas 10.9; S. Marcos 6.13)

 

P: A atividade de Deus se limita a estes ritos?

 

R: Deus não se limita por estes ritos; eles são exemplos das inúmeras formas pelas quais Deus usa as coisas materiais para nos alcançar.

 

P: De que forma os sacramentos são relacionados com a nossa esperança Cristã?

 

R: Os sacramentos sustentam a nossa esperança no presente e antecipam o seu cumprimento no futuro.

 

A ESPERANÇA CRISTÃ

 

P: O que é a esperança cristã?

 

R: A esperança cristã é viver confiantemente na novidade e plenitude de vida, aguardar a vida de Cristo em glória e o cumprimento do propósito de Deus para o mundo. (Filipenses 3.20-21; I Tessalonicenses 4.16-18; Romanos 6. 23)

 

P: O que quer dizer a vinda de Cristo em glória?

 

R: A vinda de Cristo em glória significa que Cristo virá não em fraqueza e sim em poder, para fazer novas todas as coisas. (Apocalipse 1.7; 21.1-8)

 

P: O que quer dizer o céu e o inferno?

 

R: Pelo céu significamos a vida eterna no gozo de Deus; pelo inferno significamos a morte eterna pela rejeição de Deus. (Apocalipse 20.14)

 

P: Por que oramos pelos mortos?

 

R: Oramos por eles porque continuamos a amá-los e porque cremos que, na presença de Deus, aqueles que decidiram serví-lo, hão de crescer no seu amor até que o vejam como ele é. (Filipenses 1.6)

 

P: O que quer dizer juízo final?

 

R: Cremos que Cristo virá em glória para julgar os vivos e os mortos. (II Corintios 5.10; S. João 5.25-29)

 

P: O que quer dizer a ressurreição do corpo?

 

R: Significa que Deus nos ressuscitará da morte na plenitude do nosso ser, a fim de vivermos em Cristo, na comunhão dos santos. (Efésios 3.21)

 

P: O que é a comunhão dos santos?

 

R: A comunhão dos santos é toda a família de Deus, os vivos e os mortos, os que amamos tanto quanto os que prejudicamos unidos em Cristo pelos sacramentos, pela oração e pelo louvor.

 

P: O que quer dizer vida eterna?

 

R: Significa uma nova existência, na qual ficamos unidos com todo o povo de Deus, na alegria do pleno conhecimento e amor de Deus e uns dos outros.

 

P: Qual é, então, a nossa certeza como cristão?

 

 

R: A nossa certeza como cristãos é que nada, nem a própria mente, nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Amém (Romanos 8.38-39; S. João 6.47, 10.27-28).